Sempre quando compramos um perfume importado pela internet bate aquela insegurança e aquele medo de estar comprando um produto falsificado, não é verdade? E esse medo é justificado porque os perfumes importados são alguns dos itens que mais sofrem com falsificações aqui no Brasil. Mas, e aí? Afinal, como saber se o Perfume Ferrari Black é original? Como saber se não estou caindo em um golpe? Dá até um certo medo de comprar pela internet, não é?
Para o nosso azar essas falsificações estão ficando cada vez mais arrojadas ao ponto de confundir até mesmo quem trabalha nesse ramo. Hoje temos verdadeiras organizações que se atentam a todos os detalhes das falsificações: frascos e caixas muito parecidos e até o cheiro chega a confundir.
Como já comentei nesta resenha do Ferrari Black aqui no site, já fui vítima de uma falsificação bem difícil de detectar. Comprei um perfume pela internet onde usaram a embalagem original do perfume e o encheram com contratipo e me venderam como se fosse o original. Consegui perceber porque o cheiro não era tão parecido e não fixou nada na minha pele e como era um perfume que uso há anos, logo estranhei. Olha a genialidade do golpe: o falsificador compra vidros vazios pela internet (tem muita gente que vende o vidro vazio nesses sites de desapego), encheu o frasco com um contratipo e vendeu como original.
Infelizmente vemos todo tipo de enganação, tem que ficar bem atento.
Lembrando que perfume contratipo, não é falsificação tá? São perfumes inspirados em marcas famosas e são vendidos com nome e embalagem diferentes e nunca tem o objetivo de se passar pelo original. Inclusive são uma ótima pedida para quem não quer gastar muito em um perfume, mas quer ter um cheiro inspirado. Aqui no site fizemos essa análise sobre qual o melhor contratipo do Ferrari Black, dá uma olhada lá que está bem legal!
Então, para ajudar você a não cair nesse tipo de golpe, trouxemos aqui neste post algumas dicas para te ajudar a identificar uma falsificação.
Veja aqui alguns pontos que podem ajudar a saber se o Perfume Ferrari Black é falso:
Atenção aos detalhes da embalagem e do frasco
Os fabricantes de perfumes em larga escala trabalham para padronizar todos os detalhes da embalagem e do frasco do perfume. E esses detalhes são muito bem feitos, caixa de material resistente, fontes e escritas bem delimitadas, centralizadas e são dificilmente coladas na caixa. Você não vai ver a logo da Ferrari e nem o nome do perfume em uma etiqueta, vão estar sempre gravados.
Logo ao receber seu perfume, verifique se o plástico que envolve a caixa está bem esticado e rente à caixa. Plástico solto, torto e mal colocado pode ser um indício de adulteração ou de falsificação.
Além do material da caixa, verifique se seu perfume vem com uma espécie de proteção interna que evita o vidro de ficar “dançando” na caixa. Os perfumes originais sempre vem com essa proteção que evita que o vidro se quebre no transporte.
O frasco do Ferrari Black é todo preto, fosco, com encaixe perfeito da tampa, possui a logo da Ferrari em amarelo gravada e as letras brancas ao logo do vidro. Todas as fontes são gravadas no vidro. Se você achar alguém vendendo o Ferrari Black em embalagem transparente e etiqueta colada, corre que é fria.
Como algumas falsificações são mais difíceis de se perceber, procure na internet fotos do vidro original (ou guarde um caso você já o use) e compare os detalhes da embalagem e do frasco. Às vezes os falsificadores deixam passar algumas coisinhas como a fonte diferente, uma letra mais torta, um frasco com formato diferente ou até uma tampa mal encaixada.
Outro detalhe importante: aqui no post nos referimos a todo momento ao nome do perfume pela forma como todo mundo conhece que é só Ferrari Black, mas na embalagem vem o nome completinho que é SCUDERIA FERRARI e logo abaixo BLACK.
Compre sempre em lojas ou revendedores confiáveis
Como já mencionamos, existem muitas lojas e revendedores confiáveis que vendem perfumes importados no Brasil. Além das grandes redes, muitos revendedores trazem perfumes de fora e os vendem em site menores, no Instagram ou no Mercado Livre. Só fique atento as avaliações de compradores anteriores, veja se existe alguma queixa, verifique se o vendedor já tem uma clientela formada e opte por lojas que postem fotos reais do produto.
Infelizmente esses meios também são usados por pessoas de má-fé. Comprando pelo Mercado Livre ainda se tem uma vantagem em relação ao Instagram porque é uma compra via Mercado Pago que te dá a possibilidade de devolução do produto e do dinheiro caso não seja verdadeiro, mas é sempre bom verificar antes para evitar dores de cabeça.
Aqui no site temos um post sobre onde comprar o Ferrari Black com algumas lojas de confiança e link para adquiri-lo.
Preste atenção à qualidade e duração do cheiro
Essa é uma parte um pouco mais difícil de perceber para quem vai adquirir o Ferrari Black pela primeira vez.
Para o cheiro adulterado as pessoas usam diversos artifícios: fazem um perfume grosseiro, que nem se parece com o Ferrari Black, de maneira caseira e colocam em um vidro mais barato que nem se parece com o original. Essa é mais fácil de detectar porque realmente é muito diferente do original.
Outra técnica é quando tentam replicar o cheiro e utilizam um vidro muito parecido. Aí o falsificador se dedica mesmo a fazer a réplica. Normalmente tem uma estrutura grande por trás que copia a caixa, o vidro, as impressões do rótulo, para ficar mais fiel possível ao original. Essa categoria de falsificação se dedica mais a replicar o frasco e o cheiro fica mais alcoólico e com notas mais simples que evaporam bem rápido e não tem fixação nenhuma.
E, como mencionamos acima, tem a técnica de colocar um contratipo no vidro original. Alguns contratipos são tão parecidos com o Ferrari Black original que fica difícil identificar. A durabilidade do cheiro é parecida, as notas, o rastro que deixa, enfim, para este tipo de adulteração é importante olhar o vidro se está intacto, não possui arranhões e se for comprar um perfume usado em um desapego, certifique-se que o vendedor é de confiança e peça o máximo de fotos possível do produto.
Verificar se o perfume possui batch code e código de barras
O Batch Code e o código de barras são códigos contendo uma combinação de letras e números (Batch Code) ou uma combinação de códigos em listras e com uma sequência de números (código de barras) que são usados universalmente para identificar um determinado produto. As empresas no mundo todo utilizam esses códigos como se fossem uma certidão de nascimento do produto. O batch code é único para cada produto e código de barras é de um determinado lote.
Nesses códigos contém informações sobre o nome do produto, o lote, data e local de fabricação, tornando-o rastreável. Trazendo para o universo dos perfumes, com esses códigos é possível saber se o produto que você comprou condiz mesmo com aquele código que vem impresso na caixa e no frasco do perfume.
Tem sites que conseguem verificar essa informação para você e isso é uma ajuda e tanto para saber se o Ferrari Black é original.
Nas imagens abaixo dá para se ter uma ideia de como esses códigos podem ser encontrados e verificados.
Como não tenho o frasco do Ferrari Black aqui, eu utilizei o Illicit de Jimmy Choo que fotografei só para termos essa ideia de como localizar o batch code e o código de barras. O batch code tem que ser o mesmo da caixa e do vidro, se essa informação estiver equivocada pode ser um sinal de que algo está errado com seu produto.
Os dois códigos podemos verificar na internet se as informações batem, mas o batch code só conseguimos ver a data de fabricação e não tem muita utilidade. Já o código de barras conseguimos ver toda a informação do produto.
Na imagem abaixo, eu pesquisei o código de barras em um site chamado UPC Look Up onde conseguimos pelo menos verificar a veracidade das informações. Vou deixar o link do site aqui.
Infelizmente, confirmar a presença desses códigos não te dá a garantia de que seu Ferrari Black é original porque até esses códigos os falsários copiam, mas acredito que tendo conhecimento desse recurso e podendo verificar em algum lugar, com certeza te dará mais informações sobre o perfume. Pense que as falsificações não são perfeitas, em algum detalhe eles vão falhar.
Selo de garantia de procedência da ADIPEC
A ADIPEC é a Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares que é um orgão responsável por reunir distribuidores e importadores de itens de perfumaria e eles fornecem uma espécie de certificado de autenticidade para os produtos que entram aqui no país. Esse certificado vem através de um selo que fica colado na embalagem externa do produto. Os produtos com esse selo tem uma garantia de procedência e hoje quase todas as grandes redes já vendem seus perfumes com esse selo.
Ele é um selo dourado, de 15 x 15 mm e é autodestrutível, ou seja, uma vez colado na embalagem ele não pode ser retirado sem rasgar, o que impede que produtos falsificados o utilizem.
Lembrando que NEM TODO PRODUTO ORIGINAL VAI TER ESSE SELO, pois ele estará somente nos produtos importados pelos associados que submeteram seus produtos a auditoria da Adipec, mas é uma informação interessante de se saber porque nos dá a garantia de que a loja que vende perfumes com este selo passou por um teste de procedência. Vou deixar aqui o link caso você queria saber um pouco mais sobre pirataria e mercado de perfumes: ADIPEC – Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares
Espero ter ajudado você a entender um pouco mais essas falsificações e a não cair em golpes tão facilmente. Caso queira nos relatar alguma história, queira alguma dica ou sugestão ou mesmo deixar uma sugestão entre em contato com a gente ou deixe seu comentário.
Até a próxima!